#Organização: Dicas Para Organizar Os Estudos

organização, estudos, dicas, como organizar os estudo

Hoje o post é um pouco diferente... vou contar os truques que eu uso para deixar os meus estudos em dia. Minhas aulas começaram semana passada e por isso resolvi mostrar como vou fazer para me organizar melhor para esse semestre, neste post www falei que eu passei aperto no finalzinho do semestre e nesse não quero repetir a experiência!

No começo do ano, resolvi me ingressar em uma faculdade a distância e estou adorando, o que me faz ter muita organização quanto aos estudos, já que as aulas são uma vez na semana, preciso estudar sozinha durante a semana, o que exige muita disciplina, porque estudar em casa não é mole. Sempre tem alguma coisa para distrair.

Acho que as dicas que darei aqui podem ajudar também nos estudos presenciais, qualquer coisa é só da uma adaptada ;) que fica tudo certo.

- Imprimir o Cronograma ou o Horário das Aulas: No meu caso tenho um cronograma com os dias das aulas presenciais e qual a matéria, nele tem os dias das provas e os dias de entregar as atividades. É importante deixar em um lugar bem visível. Mantenho o meu no meu caderno.

- Manter um Calendário: Isso me ajudou bastante no último mês, antes das férias. Anotar os dias de entregar as atividades, prova, eventos, trabalhos e o que mais você achar importante. Para ajudar nesse tópico, todo começo de mês vou disponibilizar um calendário.

- Manter o Caderno em Dia: Hoje em dia é muito difícil ter matéria para copiar e coisas do tipo (graças a Deus e ao pdf), mas um concelho que dou é fazer resumos e atividades no caderno e deixa bem organizado e sempre que pesquisar alguma coisa, coloque no seu caderno. Assim dificilmente você irá perder alguma coisa importante no meio dos xérox e impressões.

- Pastas Para Guardar xérox, impressões, rascunhos: Quando comecei estudar eu li que é bacana comprar um pasta sanfonada. Mas resolvi comprar uma pasta para cada matéria e assim levo só a pasta da matéria. Acredito que no final do semestre a pasta sanfonada já vai está caindo aos pedaços de tanto papel dentro.

- Listas com as atividades e tarefas para fazer durante a semana: Essa é uma boa ideia para aquela semana em que tem trabalho para entregar, provas, festa (que você não quer faltar), entrevista, médico, visitas... Sabe aquelas semanas caóticas que parece que nunca vai terminar, que geralmente só acontece na semana de provas?. Para semanas assim, aprendi a fazer listas com prioridades e horários. Por mais que você não de conta de tudo, pelo menos as tarefas que tem mais prioridade você vai consegui realizar. 

Espero que vocês tenham gostado deste post e que essas dicas ajudem a vocês também. Estou pensando em fazer da terça-feira o dia para posts de organização, o que vocês acham? 
Comentários
5 Comentários

5 comentários :

  1. Excelentes dicas, serio mesmo! Apesar de eu nunca conseguir seguir uma agenda ou um calendário, acho que vai ser necessário em certo dia... e quando esse dia chegar, vou voltar aqui no seu blog pra pegar esse calendário hahaha
    Xoxo,
    Fani In Wonderland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Stephanie, obrigada pela visita viu!
      Também nunca consigo seguir, mas estou fazendo uma forcinha...


      XoXo

      Excluir
  2. Ótimas dicas! Eu tenho um caderninho que é meu tudo! Planejamento, anotações, lembretes, tem absolutamente tudo nele e levo pra todo o lugar, é claro. Outra coisa que eu uso bastante são post-its, que prego bem em frente a minha mesa de estudos, e também, o meu celular. Uso bastante pra fazer anotações quando não to com o caderninho por perto, ou quando é rápido e não quero ter que abrir a bolsa, ir atrás de canetas e coisas do tipo! Boa sorte nos seus estudos, estudar em casa é hard mesmo. Tem que ser muito disciplinado! Bjs


    http://dosdiascorridos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Alessandra, obrigada pelo comentário e pelas dicas também!
      Também tenho um caderninho, mas esse fica por conta do blog, ultimamente estou sem celular, mas antes dele estragar eu usava o Evernote <3...

      bjs

      Excluir
  3. Oi Thamara! Legais suas dicas, eu tbm fazia mais ou menos isso qdo estudava! ;)
    Hoje em dia ainda organizo ainda dessa maneira!
    ;)
    http://estilosavirtuosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...